Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53040

Compartilhe esta página

Título: Prática de modalidades coletivas e funções executivas ao longo da vida : uma revisão integrativa
Autor(es): DUTRA, Pollyana Lidia Soares
Palavras-chave: Funções executivas; esportes coletivos; idosos, Crianças e adolescentes; adultos
Data do documento: 27-Set-2023
Citação: DUTRA, Pollyana Lídia Soares. Prática de modalidades coletivas e funções executivas ao longo da vida: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Introdução: As Funções Executivas (FEs) se referem as habilidades cognitivas envolvidas nas resoluções de comportamentos complexos ou não. As FEs estão presentes nas modalidades coletiva, visto que são modalidades de imprevisibilidade com mudanças de ações constantes, e que podem ser praticadas por todas as faixas etárias. Objetivo: o presente estudo tem como objetivo sintetizar a produção científica que aborda a relação entre a prática de esportes coletivos e as funções executivas ao longo da vida. Método: as bases de dados acessadas foram Scopus, PubMed e Scielo, a plataforma Portal Periódicos CAPES foi utilizada para acessos restrito comoo caso da Scopus. Resultados: Foram encontradas 379 artigos, após os critérios para as escolhas dos artigos apenas 6 foram selecionados. Conclusão: Em geral, os estudos mostraram que a prática de esportes coletivos ajudam no desenvolvimento das FEs ao longo da vida e que a idade pode ser um fator relevante referente a esses resultados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53040
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2 POLLYANA_DUTRA v.Final 10102023 (1) (2).pdf943,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons